As fontes da lei e orientação islâmica





O objetivo do Islã é que o ser humano se torne um verdadeiro

servo de Allah. Portanto, sua fonte de orientação e as bases de suas ações

Eles devem ser baseados na revelação de Deus. A partir deste ponto

veja os sábios falarem sobre as fontes da lei no Islã. As duas

As autoridades máximas na Lei Islâmica são o Alcorão e a Sunnah do

Profeta.


O Alcorão é a palavra de Allah e uma revelação que veio diretamente a ele.

ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) de Allah a


através do anjo Gabriel4


. O Alcorão foi revelado parte por parte ao longo


de um período de vinte e três anos. Ele guiou a primeira comunidade muçulmana

mana em todos os passos que deram. Assim, transformou completamente o


comunidade em uma geração piedosa. Ele deu exemplos para todos os

comunidades muçulmanas posteriores que enfrentarão as mesmas circunstâncias

circunstâncias que vivenciaram. Transformou uma cidade árabe que


encontrado longe de qualquer ética aceitável nos líderes de uma grande civilização.

zação, cuja influência ainda continua. Quando lido, compreendido e aplicado


corretamente hoje, também transforma as pessoas ou a sociedade.

sociedade e os eleva a novos patamares de piedade e proximidade de Deus.


Ao receber as palavras do Alcorão, o Profeta (que a paz e as bênçãos de

Allah esteja com ele) transmitiu essas palavras aos seus seguidores. Também eu sei


Ele fez com que seus escribas registrassem os versículos recém-revelados.

dois. Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele)


ele) disse o seguinte sobre o Alcorão: “Não houve nenhum Profeta entre os Profetas

1

Gravado por Muslim.

2

Gravado por al-Nasaai.

3

Gravado por al-Bukhari e Muslim.

4


Um trabalho recomendado para dissipar afirmações de que o Alcorão não é uma revelação.

de Deus é: Hamza Mustafa Njozi, A Origem do Alcorão: Um Estudo Crítico do


diferentes teorias sobre a sua autoria (IIPH, Riade, Arábia Saudita 2007).


24

que ele não recebeu milagres graças aos quais as pessoas tiveram fé, mas


o que me foi dado é a Revelação Divina que Allah me revelou-

fazer. Portanto, espero que meus seguidores sejam mais do que os de qualquer outra pessoa.

quero outro Profeta no Dia da Ressurreição1


.” Em outras palavras, o grande


sinal e milagre do Profeta Muhammad foi o Alcorão.

O Alcorão é milagroso em muitos aspectos. Por exemplo, os árabes de

Na época do Profeta, eles eram excelentes linguistas. No entanto, embora

se opuseram ao Profeta por muitos anos, eles estavam cientes de que não

poderia corresponder à eloqüência literária do Alcorão2


. Mas o Alcorão é muito


mais do que um simples “milagre literário”. Também é milagroso no que diz respeito

para o cumprimento de suas profecias de eventos futuros, sua consistência


interna (embora tenha sido revelada ao longo de vinte e três anos), sua precisão

atitude científica, sua precisão histórica, sua conservação intacta, sua mag-

leis boas e sábias, o carinho que teve e continua tendo na reforma e


mudar os seres humanos e tantos outros aspectos.

Além do Alcorão, existem os ditos e o exemplo do Profeta Muhammad


(que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), conhecido como o Sol-

Não. É também uma forma de inspiração que Allah deu ao Profeta. Ele


O Profeta disse: “Recebi o Alcorão e algo semelhante junto com ele3

.”

A autoridade da Sunnah do Mensageiro de Allah não é porque ele

ser uma espécie de semideus. Definitivamente, ele era um ser humano, tal

como os outros profetas. A autoridade do profeta está relacionada com a

submissão a Allah: É Allah no Alcorão quem estabelece a autoridade

do Profeta. Assim, seguir o caminho do Profeta nada mais é do que agir com

obediência e submissão a Allah. Allah praticamente disse isso

quando ele disse: “Quem obedece ao Mensageiro obedece a Allah. E quem

vire as costas, saiba que não o enviamos como guardião de seu

obras” (4:80).

1

Gravado por al-Bukhari e Muslim. O Alcorão também desafia qualquer um a produzir algo


semelhante ao Alcorão. Por exemplo, Allah diz: “Se você duvida do que revelamos a Nosso-

outro servo [Muhammad] traga uma surata semelhante e volte-se para aqueles que você considera serem


ajudantes em vez de Allah, se você falar a verdade” (2:23). Até à data, este desenvolvimento

o frio ainda não foi superado.


2

A melhor discussão na língua inglesa sobre este aspecto da natureza milagrosa do

O Alcorão é Muhammad Abdullah Draz, O Alcorão: Um Desafio Eterno (Leicester, United

Reino: A Fundação Islâmica, 2001), pp. 65-179.

3


Gravado por Abu Dawud. Segundo al-Albaani, é autêntico. Veja Muhammad Naasir al-

Din al-Albaani, Sahih al-Yaami al-Saghir (Beirute: al-Maktab al-Islaami, 1986), #2643.


No Alcorão, Allah deixa claro que se alguém ama a Allah e deseja que Allah

retribuir esse amor, a chave é seguir o caminho do Profeta

Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Allah diz:

“Diga: Se você realmente ama Alá, siga-me! E Allah vai te amar e

perdoará pecados. Allah é Indulgente, Misericordioso” (3:31).

O Alcorão diz sobre o Profeta: “Há um belo exemplo no Mensageiro de

Allah [da coragem e firmeza na fé] para aqueles que esperam em


Allah, [deseje ser recompensado] no Dia do Juízo e lembre-se frequentemente

Diga a Allah” (33:21). De certa forma, o Profeta foi um “Co-

“viver correu.” Quando perguntaram a Aishah, a esposa do Profeta,


como era o caráter e o comportamento de seu marido, ela respondeu:

“Seu personagem era o Alcorão”

1

.


A relação entre o Alcorão e a Sunnah é muito importante. A Sunnah

demonstra como o Alcorão deve ser implementado. É uma explicação

prática do que o Alcorão ensina. Define moral, comportamento

e as leis do Alcorão de tal forma que o seu significado seja claro. Está

representação humana completa dos ensinamentos do Alcorão é uma

grande bênção para os muçulmanos. Torne a orientação de Deus mais

completo e acessível a todos.

Assim, o Alcorão e a Sunnah formam uma única unidade que oferece todos os

princípios orientadores que a humanidade precisará até o Dia do Juízo

Final.

Claro, o Alcorão consiste em um livro que pode ser capturado em

cerca de duzentas páginas. A Sunnah, no entanto, é bem diferente,


uma vez que abrange todas as palavras e ações do Profeta (que a paz e as bênçãos).

que as ações de Allah estejam com ele). A Sunnah está incorporada no que é

conhecida como literatura hadith. Um hadith é um relatório sobre o que o


O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) fez ou disse2

. O


Os estudiosos muçulmanos reconheceram que a religião de Alá deve ser

Servido corretamente. Reconheceram também que nem tudo o que é


atribuído ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele)

estar correto, pois mesmo pessoas honestas podem cometer


erros. Dessa forma, eles estudaram meticulosamente e metodicamente o

1

Gravado por Muslim.

2

Na verdade, o hadith também pode descrever as características físicas do Profeta (o

que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e outros detalhes de sua vida.


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vários hadiths e ditos atribuídos ao Profeta (que a paz e as bênçãos

que Allah esteja com ele), decantando aqueles que poderiam ser autenticados daqueles que


eles não conseguiram fazer isso. Portanto, na lei islâmica, nem todo hadith é

considerada palavra oficial. Somente aqueles são considerados autoridades.

aqueles que atendem a padrões rígidos de autenticidade. Os estudantes-

Os estudiosos chamam esses tipos de hadith de sahih (autêntico) ou hasan


(Bem). Hadiths inaceitáveis ​​são classificados como dhaif (fraco),

muito fraco ou falso.


Embora os textos árabes originais do Alcorão e do di-

do Profeta, é preciso recorrer a traduções modestas para transmitir a sua


significado para aqueles que não falam árabe. Com respeito ao Alcorão, pode-se

recomendo duas traduções em particular na língua espanhola. Elas são

O Alcorão Sagrado: Tradução de seu conteúdo para o espanhol1

, e ele


Alcorão, traduzido por Sheikh Isa García2


. Esses dois títulos são recomendados.

já que suas traduções são baseadas na compreensão do Alcorão que é


remonta ao próprio Profeta e seus companheiros mais próximos.

Para realmente apreciar a profundidade do Alcorão, você também deve ler

um comentário sobre o Alcorão. Infelizmente, não há muitos bons

comentários disponíveis em espanhol – embora existam inúmeros deles em

muitas outras línguas.

Uma obra muito importante que estará disponível em breve em espanhol são os

dez volumes de Tafsir ibn Kazir (resumido)

3

. É sobre a tradução

de um compêndio de uma obra clássica de comentários do Alcorão escrito

por ibn Kazir (1301-1372 DC). Em seu estudo dos comentários do Alcorão,

Muhammad Hussein al-Dhahabi afirma que este comentário é um dos

o melhor do gênero4


. Neste trabalho, ibn Kazir segue os princípios de


Comentário do Alcorão conforme estabelecido por seu professor, o reco-

conhecido ibn Taimiah5


. Talvez a única desvantagem deste trabalho seja que ele é


1

Editora Islâmica Internacional (IIPH) (Riade, Arábia Saudita, 2005).

2

Tradução comentada e distribuição gratuita. Está disponível na Internet.

3

Tafsir ibn Kazir (resumido) (Riade: Darussalam, 2011).

4 Muhammad Hussein al-Dhahabi, at-Tafsir wa al-Mufasirun (Dar al-Kutub al-Haditha,

1976), v. 1 pág. 247.

5


Para mais detalhes sobre seus princípios de exegese do Alcorão, veja Roy Young Muham-

mad Curtis, “Interpretação Autêntica de Textos Islâmicos Clássicos: Uma Análise da Introdução

produção de 'Tafsir al-Quran al-Azim' de Ibn Kazir, ”(Dissertação de doutorado, Universidade de Michigan

Michigan, 1989), passim.

de uma tradução de um livro clássico e, portanto, não foi escrito de uma forma

estilo confortável de ler para muitas pessoas hoje.

Em relação às coleções de hadith ou ditos e ações do Profeta (o


que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), existem duas importantes co-

aulas de espanhol. Eles são conhecidos como Sahih al-Bukhari1


e Sahih Mus-

limite.


2

Como disse antes, a Lei Islâmica deve ser suficientemente

flexível para atender às necessidades de todos os povos até o Dia

do Juízo Final. Assim, nem todos os detalhes da lei foram escritos no


Alcorão e Sunnah. Allah deixou alguns tópicos para os muçulmanos

os homens os descobrem por si próprios, forçando-os assim a aprender e estudar.

leia o Alcorão e a Sunnah em detalhes. As conclusões derivadas


Alcorão e Sunnah, e que não estão explicitamente escritos no Alcorão ou

Sunnah, são conhecidos como “raciocínio pessoal” ou ijtihadd (o que


que envolve um esforço extremo para chegar a uma conclusão). Obviamente-

Veja bem, esta fonte de jurisprudência não é infalível. Na verdade, é possível

É possível que homens sábios cheguem a conclusões diferentes – embora a verdade


diante de Allah sempre será um. O trabalho de todo homem sábio, se for sincero,

será apreciado por Allah, como diz o hadith: “Se um juiz se esforça e

chegar a uma conclusão correta, você receberá duas recompensas. Se você tentar

e chegar a uma conclusão errada, você receberá apenas uma recompensa3


.” Sim em-

No entanto, isso não significa que as suas conclusões sejam a autoridade final.


Os julgamentos pessoais devem ser avaliados à luz do Alcorão e da Sunnah

e deve-se aderir ao que parece ser mais correto de acordo com o Alcorão

e a Sunnah. É importante para o muçulmano lembrar sempre que a sua

objetivo principal é chegar à verdade, que equivale àquilo que é

consistente com o Alcorão e a Sunnah4

.


Ocorreu um desenvolvimento histórico no qual alguns estudiosos específicos

Eles trabalharam duro para codificar as leis do Alcorão e da Sunnah

1

Sahih al-Bukhari (Riade, Arábia Saudita: Darussalam Publishers and Distributors, 2005).

Ele pode ser encontrado na Internet.

2

Sahih Muslim (Escritório de Cultura e Divulgação Islâmica, Argentina). Pode ser encontrado em

Internet.

3

Gravado por al-Bukhari e Muslim.

4

Outro conceito importante é o de ijmaa ou consenso. O Profeta disse: “Allah não deixará

Que minha nação esteja unida no erro.” (Gravado por al-Tirmidhi e considerado autêntico

por al-Albaani). Assim, se todos os estudiosos muçulmanos concordassem com uma

tópico, esse ponto de acordo também adquire autoridade.


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além de estender essas leis através do raciocínio pessoal para

situações que não estavam explicitamente contempladas nos referidos textos. Ele


O trabalho destes estudiosos continuou até que as “ciências” foram desenvolvidas.

“escolas de leis” baseadas em seus ensinamentos. Embora essas diferentes espécies

As escolas de direito não são fontes da Lei Islâmica nem devem ser consideradas


infalível, é importante que todo novo muçulmano seja

familiarizado com eles, pois é provável que seja feita referência aqui a

eles com frequência. Existem quatro dessas escolas de

leis, nomeadas em homenagem aos seus fundadores da seguinte forma:

1. Abu Hanifah (80-150 H.1


) e a escola Hanafi: Abu Hanifah foi


um dos primeiros estudiosos e viveu no Iraque. Hoje, sua escola

O é o mais predominante em Türkiye, Paquistão, Índia, Afeganistão-

tan, os antigos estados soviéticos muçulmanos e partes do Oriente Médio


Leste.

2. Maalik ibn Anas (95-179 AH) e a escola Maliki: Maalik ibn Anas

morava em Medina, a cidade do Profeta (que a paz e as bênçãos

que Allah esteja com ele), durante toda a sua vida. Atualmente, sua escola

É mais popular no Norte da África e na África Subsaariana.

Durante séculos foi a escola predominante da Andaluzia, ou a

Espanha muçulmana.

3. Muhammad ibn Idris al-Shafi'i (150-204 AH) e a escola Shafi'i:

Al-Shafi'i veio da tribo Quraish, a mesma tribo do Profeta (o


que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Ele estudou e viveu em

locais de versículos, para finalmente se estabelecer no Egito. Hoje, seu es-

escola é a que tem maior influência na Malásia, na Indonésia e em alguns


partes do Médio Oriente.

4. Ahmad ibn Hanbal (164-241 AH) e a escola Hanbali: Ahmad ibn

Hanbal morava em Bagdá e era conhecido por ser um grande estudioso.

do hadith. Atualmente, sua escola é a escola predominante

na Arábia Saudita e em outras partes da Península Arábica.

Esses grandes sábios, como outros, às vezes alcançavam diferentes

conclusões. É importante compreender que existem muitas causas para

diferenças de opinião entre juristas. Existem também alguns pontos

1

“H.” é a abreviatura de Hégira ou Hégira, que é a emigração do Profeta (que a paz e as bênçãos).


bênçãos de Allah) de Meca a Medina. Este evento marca o início do calendário

Rio islâmico.


importante levar em conta em relação a essas diferenças de opinião.

união entre os sábios e que é provável que alguém se encontre no Is-

Eles. Em primeiro lugar, como foi dito acima, o objectivo principal


do muçulmano é “a verdade”. Portanto, o muçulmano deve esforçar-se

descobrir a verdade e segui-la em todas as circunstâncias. A maneira de entrar

que a revelação veio dá à pessoa a capacidade de adorar


Allah buscando a verdade, através de uma análise da revelação como

mo é encontrado no Alcorão e no hadith. Ele também testa verificando


se você seguir a verdade e as posições mais fortes quando finalmente chegar


eles. Em segundo lugar, estas diferenças de interpretação pretendem

nada para acontecer. Uma pessoa pode sinceramente procurar agradar


Allah, mas chega a uma conclusão que parece fraca ou inaceitável para outra pessoa.

impossível. Contanto que a opinião de uma pessoa não contradiga as afirmações

intimamente ao Alcorão ou Sunnah e ter alguma base através de provas


aceitável, a pessoa deve ser respeitada. Na verdade, a pessoa que

erro será recompensado por Allah por seu esforço se for feito com

sinceridade, como diz o hadith citado acima. Assim,


Embora alguém possa não concordar com a opinião deles e sentir a necessidade de

capacidade de refutar tal opinião, tais diferenças de opinião não devem


nunca minar as raízes da irmandade do Islã e entrar nos corações dos

áreas dos muçulmanos, destruindo-as desta forma.


Por fim, é importante destacar que o Alcorão, a Sunnah e a “razão”

“treinamento pessoal” não são simplesmente as fontes do que normalmente é

mente é considerada “lei” hoje. Existem também muitos


outros aspectos, como moral, ética e comportamento, que devem

estar sujeito a essas mesmas fontes. Em outras palavras, essas fontes são

na verdade, as fontes do direito, mas também são o guia das ações

que um muçulmano realiza em todos os aspectos de sua vida. Por exemplo, ele


Como se comportar com os pais, vizinhos e outras pessoas é abordado

aberto pelo Alcorão e pela Sunnah, como discutiremos mais tarde, embora


A “lei” tradicional de hoje não se preocupa com tais questões. Portanto,

Quando os estudiosos muçulmanos falam das fontes da “lei” no

Islam, na verdade consulte as fontes do guia completo para o

comportamento humano em todos os aspectos da vida.



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