Versículo do Alcorão e Hadith explicados: O sol se põe em uma fonte lamacenta ou quente?


Por Rameez Abid / 21 de maio de 2024


Allah descreve as viagens de Dhul-Qarnayn em um dos versículos do Alcorão, afirmando:


حَتَّىٰ إِذَا بَلَغَ مَغْرِبَ الشَّمْسِ وَجَدَهَا تَغْرُبُ فِي عَيْنٍ حَم ِئَةٍ وَوَجَدَ عِندَهَا قَوْمًا


“ Então, quando ele chegou ao pôr do sol, ele encontrou uma fonte lamacenta. E ele encontrou perto dele um povo. “


(Alcorão 18:86)


Há também um Hadith no qual o Profeta Muhammad ﷺ teria dito a um de seus companheiros:


فَقَالَ ‏”‏هَلْ تَدْرِي أَيْنَ تَغْرُبُ هَذِهِ.”‏‏ قُلْتُ اللهُ وَرَسُولُه ُ أَعْلَمُ ‏.‏ قَالَ ‏”‏فَإِنَّهَا تَغْرُبُ فِي عَيْنِ حَامِيَةٍ.” ‏”


“Você sabe onde [o sol] se põe?” O companheiro [Abu Dharr] respondeu: “Allah e Seu Mensageiro sabem o que é melhor.” Ele ﷺ respondeu: “Na verdade, surge uma fonte termal”.


(Abu Dawud 4002)


Isso significa que o enorme sol se põe e afunda em uma fonte lamacenta ou quente como uma bola pesada na água? Vamos ver como os estudiosos muçulmanos dos comentários do Alcorão e do Hadith explicaram esses textos.


Explicação do versículo do Alcorão

Explicado de forma simples, Dhul-Qarnayn alcançou o extremo oeste da Terra. Quando ele viu o sol se pôr, a última coisa que desapareceu atrás dele — visivelmente — foi uma fonte lamacenta. Não desapareceu atrás de uma montanha ou planície, mas atrás de uma fonte lamacenta. O versículo não implica que o sol literalmente “afundou” nessa fonte!


Ibn Jawzi (falecido em 1201 dC) disse : “ Alguém pode pensar erroneamente que este enorme sol afunda em uma fonte de água, mas não é o caso. O sol é muito maior que a terra, então como poderia uma nascente contê-lo?… O que Dhul-Qarnayn viu foi o sol [parecendo estar] se pondo na primavera, assim como um marinheiro no mar vê o sol desaparecer na água porque Dhul-Qarnayn alcançou o limite do mundo habitado e encontrou uma fonte lamacenta além da qual não havia ninguém [isto é, nenhuma pessoa vivia além daquele ponto]. ”


Al-Qurtubi (falecido em 1273 dC) declarou : “ Isso não significa que ele alcançou o corpo do Sol, pois ele orbita no céu ao redor da Terra sem tocá-la e é grande demais para entrar em qualquer fonte terrestre, sendo muito maior do que a própria terra. Em vez disso, ele alcançou a parte habitada mais a oeste e a viu como se estivesse pousando em uma fonte lamacenta, assim como a vemos aparentemente se enterrando em uma planície plana .”


Ibn Kathir (falecido em 1373 dC) disse : “ Ele viu o sol como se estivesse se pondo no oceano. Este é o caso de quem chega à sua costa; eles o veem como se estivesse assentado nele, enquanto na realidade ele nunca sai do caminho celestial em que está fixado e nunca se afasta dele .”


Fakhr-ud-Deen Raazi (falecido em 1210 dC) disse : “ Foi estabelecido por evidências de que a Terra é esférica, o céu a rodeia e não há dúvida de que o Sol está em sua órbita. Além disso, o versículo afirma [depois]: ' E ele encontrou perto dele um povo ', e é sabido que é impossível que as pessoas vivam perto do sol. Além disso, o Sol é muitas vezes maior que a Terra, então como poderia logicamente entrar em uma primavera na Terra? Se isto for estabelecido, então dizemos que a interpretação da frase “pôr-se numa fonte lamacenta” é a seguinte: Primeiro: Quando Dhul-Qarnayn alcançou a sua localização no oeste e não encontrou mais terras depois dela, ele percebeu o sol como se estivesse numa primavera escura, mesmo que essa não fosse a realidade. Assim como uma pessoa no mar vê o sol como se ele estivesse se pondo no mar, quando não vê a costa, quando na realidade ele está se pondo além do mar .”


Alusi (falecido em 1854 dC) disse : “ Visto que o tamanho do sol é muitas vezes maior que o da terra, como ele poderia entrar em uma nascente de água na terra?…Isso é semelhante a como um marinheiro vê o sol como se ela surge do mar e se põe nele, quando ele não vê a costa. Da mesma forma, alguém em uma terra vasta e lisa também a veria como se ela nascesse da terra e se estabelecesse nela... O significado pretendido da “fonte lamacenta” poderia ser uma fonte dentro do mar ou o próprio mar, e chamar o neste último, uma “primavera” é aceitável, especialmente considerando que é como uma gota em comparação com a grandeza de Allah, mesmo que pareça grande para nós .”


Abdur Rahman Sa'di (falecido em 1957 dC) disse : “ Até que ele viu o sol em sua linha de visão, como se estivesse se pondo em uma fonte lamacenta, ou seja, escura. Esta é a percepção habitual de quem tem água entre si e o horizonte oeste do sol; eles o veem pousando naquela mesma água, embora esteja a uma grande altura .”


Ibn Taymiyyah (falecido em 1328 dC) tentou até mesmo reivindicar consenso sobre este ponto quando disse : “ [Isso significa] Na visão dos observadores [via percepção] pelo consenso dos estudiosos da interpretação do Alcorão, o significado pretendido não é que [literalmente] caia do céu e se ponha naquela primavera. ”


Assim, o versículo descreve o desaparecimento visual do sol ao pôr do sol. Esta é uma expressão linguística comum para pôr do sol, usada mesmo em línguas não árabes. Podemos imaginar que Dhul-Qarnayn viu o sol se pôr no mar ou oceano a partir da costa, tal como alguém que estivesse na costa do Mediterrâneo poderia ver. Até a agência espacial americana NASA usa essa linguagem, a maior autoridade em astronomia. Consulte este link no site da NASA . A legenda abaixo da imagem diz o seguinte:


“ Em 19 de maio de 2005, o Mars Exploration Rover Spirit da NASA capturou esta vista deslumbrante enquanto o Sol afundava abaixo da borda da cratera Gusev em Marte .”


Alguém entende que isso significa que o Sol realmente afundou na borda da cratera, alegando que a NASA cometeu um erro científico? Claro que não! É apenas uma expressão linguística comum de percepção do ponto de vista do observador na Terra.


Explicação do Hadith

Quanto ao Hadith mencionado acima, ele pode ser respondido de duas maneiras:


Primeira Resposta


O Hadith tem diferentes versões e esta é a única que contém as palavras “em uma fonte termal”. A outra versão, mais estabelecida e amplamente conhecida, não contém estas palavras, mas fala apenas do sol prostrando-se antes de nascer, questão que foi discutida em detalhe aqui . Até mesmo o popular site Islam-QA, com sede na Arábia Saudita, que muitos consideram ultraconservador, critica esta versão e argumenta que esta formulação adicional é provavelmente um erro. Você pode ler o artigo completo criticando esta versão do hadith aqui .


Muitas pessoas não entendem a metodologia dos estudiosos do Hadith. Eles têm um sistema muito meticuloso para classificar os Hadiths e colocá-los em seus níveis apropriados de força com base em regras bem estabelecidas. Mesmo que haja alguns casos em que dois Hadiths são confiáveis, um deles pode ter precedência sobre o outro em termos de probabilidade de ser o mais correto devido a inconsistências em um ou mais confiabilidade estabelecida no outro e outros internos e/ou ou fatores externos que podem impactar a aceitação/rejeição de um determinado Hadith.


Segunda Resposta


Há alguns que aceitaram este hadith como confiável e não um erro, mas mesmo eles não entendem que seja literal. Por exemplo, o popular site árabe de fatwa Islamweb.net diz o seguinte:


“ Assim, se for confirmado que o hadith é autêntico, a discussão passa para a sua implicação, o que não contradiz nada do estabelecido por astrônomos e cientistas a respeito da relação entre a Terra e o Sol. Em vez disso, descreve simplesmente o que um observador vê no horizonte quando a terra termina ao pôr do sol, com o sol aparentemente se pondo no oceano. Esta é uma cena que Abu Dharr (que Allah esteja satisfeito com ele) não testemunhou, então o Mensageiro de Allah ﷺ informou-o da mesma cena que Dhul-Qarnayn viu .”


Outra fonte popular para comentários de Hadith, particularmente sobre os livros bem estabelecidos de Hadiths, Dorar.net diz o seguinte no comentário deste Hadith:


“ Quando olhamos para o sol ao pôr do sol, parece que ele está afundando no mar. Tudo isso acontece enquanto ele gira em sua órbita. Sua configuração é um ato de prostração a Allah, buscando Sua permissão para definir. Sua posição na visão do olho enquanto desce é corretamente chamada de prostração, porque o sol é obediente ao comando de Allah, o Exaltado .”


O estudioso de Hadith Abdul Muhsin Al-'Abbad, que ainda está vivo, disse sobre o significado deste Hadith: “ Quando uma pessoa está no limite da terra, ela vê o sol com seus próprios olhos, como se estivesse afundando no mar. Sabe-se que o sol gira em sua órbita, pondo-se para algumas pessoas e nascendo para outras. Não desaparece e deixa o mundo inteiro na escuridão total; em vez disso, permanece presente. Ele se estabelece para algumas pessoas e aumenta para outras conforme observado na realidade e como é conhecido .”


Assim, dado o que foi dito acima, podemos ver que mesmo aqueles que aceitam este Hadith como confiável não o entendem como sendo literal, mas apenas uma expressão linguística comum do olho do observador do pôr do sol vindo da Terra.



Rameez Abid

Sou um blogueiro muçulmano paquistanês-americano. Tenho bacharelado em Tecnologia da Informação e bacharelado em Estudos Islâmicos. Também sou seguidor e estudante da escola Hanbali de lei islâmica. Consulte Mais informação

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